segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Cronograma Capilar

Oi oi gente, tudo bem? Quem acompanha oo blog já sabe que tenho o projeto ''Rapunzel'' para realizar né? Hahahaha, estou louca pra deixar meu cabelo crescer, mas para isso é necessário ter um cuidado muito especial né gente? De nada adianta ficar com o cabelo grande e maltratado não é verdade ?! Pois bem, visitei alguns blogs e consultei algumas dermatologistas e eis que tive o resultado para testar como deixá-los fortes e saudáveis.
 O post tá um pouco longo, mas vale a pena ler se você quer suas madeixas lindas e bem cuidadas!

O que é cronograma capilar?
O cronograma capilar é uma rotina de cuidados para os cabelos feitos durante o mês, onde se intercala procedimentos de hidratação, nutrição e reconstrução dos fios. Você pode fazer por quanto tempo quiser.
Ele é perfeitamente adaptável a todos os tipos de cabelo e aos produtos que você tem em casa. A quantidade de vezes de cada tratamento vai depender de como está o cabelo. Quanto mais danificado estiver o cabelo, mais intenso será o cronograma.
Como funciona o cronograma capilar?
Antes de iniciar o cronograma é preciso conhecer as máscaras indicadas para cada tratamento.
HIDRATAÇÃO: Usam em sua formulação vitaminas, aloe vera, glicerina, panthenol, extrato de algas, proteínas hidrolisadas, ceramidas, cisteínas, creatina que repõe a água que o cabelo perde diariamente. As máscaras de hidratação promovem maleabilidade e sedosidade aos fios. Cabelos ressecados estão pedindo hidratação.
NUTRIÇÃO: A formulação dessas máscaras são a base de óleos ou manteigas. A nutrição repõe os lipídeos perdidos em processos como alisamentos ou ação do sol. Ajuda muito a controlar o frizz, A deixar os cabelos brilhantes e dar aquele movimento divino nos cabelos.
RECONSTRUÇÃO: produtos que tem em sua formulação queratina, colágeno, arginina, proteínas da seja e ou soja. Recompõe a massa dos fios e sela as cutículas evitando a fraqueza e porosidade dos fios. Dá força e resistência aos fios.
Como organizo meu cronograma capilar?
A organização do seu cronograma dependerá do que o seu cabelo precisa. Em geral deve-se fazer 3 vezes na semana, dando um intervalo mínimo de 48 horas entre os tratamentos. Não há contraindicação sobre os dias para lavar os cabelos. Se você lava os cabelos todos os dias, pode continuar com a sua rotina. O mesmo vale se você lava em dias intercalados, ou a cada dois dias.
Montei abaixo algumas sugestões de calendário para cada estado do cabelo.Estou fazendo o primeiro calendário.
  Olha só:
Para cabelos muito danificados e ou fragilizados recomenda-se o seguinte calendário:
1ª semana
Hidratação
Nutrição
Reconstrução
2ª semana
Nutrição
Hidratação
Nutrição
3ª semana
Hidratação
Nutrição
Reconstrução
4ª semana
Hidratação
Hidratação
Nutrição
Se os cabelos estiverem pouco danificados pode-se seguir esta sugestão de calendário:
1ª semana
Hidratação
Nutrição
Hidratação
2ª semana
Hidratação
Hidratação
Nutrição
3ª semana
Hidratação
Nutrição
Hidratação
4ª semana
Hidratação
Nutrição
Reconstrução
Agora seu cabelo está saudável ou não tem nenhum produto aplicado ( coloração, alisamento, progressiva…) dá para seguir esse calendário:
1ª semana
Hidratação
Hidratação
Nutrição
2ª semana
Hidratação
Nutrição
Hidratação
3ª semana
Hidratação
Hidratação
Nutrição
4ª semana
Hidratação
Nutrição
Reconstrução
Separei algumas dicas que vão ajudar  o seu cronograma a ser um sucesso:
- Beleza começa de dentro para fora. Mantenha uma alimentação saudável ricas em frutas, verduras, fibras, proteínas e água. De nada adianta investir em tratamento se a alimentação é ruim.
- Pode-se substituir nutrição por umectação com óleos vegetais.
- Durante o processo as necessidades dos cabelos podem mudar. Portanto observar como o seu cabelo está ajudará a evitar sobrecargas de algum  tratamento e defasagem de outros. Se o cabelo está com aspecto pesado, vale mais investir em hidratação. Se achar que o cabelo não precisa de reconstrução na semana, pode dar um intervalo maior.
- O cronograma pode ser feito quantas vezes você achar necessário. Se acha que duas vezes, bastam, ok. Se só puder uma vez, capriche e tenha o seu cabelo lindo.

1 comentários:

  1. Meu cabelo é bem grande, eu tinha que hidratar mais, só que me dá uma preguicinha na hora kkk
    Queria ter paciência para isso!
    Amei o blog
    Se puder seguir eu retribuo novamente http://lehdutra.blogspot.com.br/ bjos

    ResponderExcluir